sexta-feira, 13 de maio de 2011

PE segue ritmo nacional com crescimento de 1,3%



Pernambuco registrou, em março deste ano, um aumento de 1,3% no volume de vendas do comércio varejista, em relação ao mesmo período do ano passado, e crescimento de 0,1% em comparação com fevereiro de 2011.

Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo apresentando dados positivos, a pesquisa mostrou que o Estado vem acompanhando a tendência nacional de desaceleração do crescimento do setor. Segundo o estudo, no último trimestre de 2010, o aumento no volume de vendas do comércio varejista foi de 10,5%, contra 5,9% do verificado no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o economista da Coordenação de Serviços de Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, Pernambuco apresentou número positivo de volume de vendas, o que não significa que todos essas atividades tiveram crescimento.

Das oito atividades pesquisadas no item comércio varejista, apenas três apresentaram variações positivas em março de 2011, considerando o mesmo período do ano passado. Foram eles: móveis e eletrodomésticos (aumento de 26,3%), combustíveis e lubrificantes (16,7%) e tecido, vestuário e calçados (1,7%)”, pontuou.

As demais, ainda segundo ele, apresentaram quedas, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (22,6%) e hipermercados e supermercados (8,0%). “Os números demonstram que Pernambuco e o Brasil estão vivendo um momento econômico distinto do verificado em março do ano passado.

 Algumas realidades, como a influência da inflação, não existia, além das medidas macroeconômicas do Governo, que podem estar influenciando diretamente nessa desaceleração”, afirmou.

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-economia/637142?task=view

Nenhum comentário:

Postar um comentário