sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pernambuco como destino de negócios



Atrair eventos e firmar Pernambuco na lista de destinos competitivos no chamado turismo de negócios é um desafio que inclui a melhoria dos equipamentos turísticos, dos locais para a realização de eventos e também numa mudança de atitude em relação a este segmento. No Brasil, apenas no ano passado, o chamado marketing promocional movimentou nada menos que R$ 33 bilhões; dos quais R$ 12 bilhões foram direcionados para a realização de eventos.

Na última quarta-feira, o projeto “Pernambuco bom para o seu negócio” reuniu em São Paulo cerca de 200 empresários, agentes de viagens e profissionais da área de marketing promocional para consolidar uma ação iniciada em 2010, com foco na divulgação e atração para o estado de eventos de grandes empresas.

“O trabalho que estamos fazendo é de longo prazo e foi dividido em cinco etapas. Nossa meta é mostrar que Pernambuco tem infraestrutura e credibilidade para sediar eventos de vários tamanhos e em segmentos diversos.

Fizemos uma pesquisa detalhada de mercado, seguida pela indicação de empresas com potencial de realização de eventos e congressos, produzimos um material completo de divulgação, incluindo detalhamento de cada equipamento turístico e agora convidamos estas pessoas a conhecerem melhor o que estado tem a oferecer”, detalhou Tatiana Menezes, diretora-executiva do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB), uma das entidades realizadoras do projeto.

Uma etapa seguinte incluirá visitas técnicas desses potenciais investidores ao estado. Para o vice-presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Edmundo Monteiro de Almeida, Pernambuco é competitivo na atração de eventos por ter infraestrutura e por ser um destino também de turismo de lazer. Entretanto, na avaliação de Almeida, é preciso investir mais em treinamento e em novas práticas para aperfeiçoar o setor.

“Pernambuco desponta neste mercado, mas precisa descontruir algumas práticas. Abandonar alguns modelos retrógrados para adotar novos conceitos, treinando a mão de obra operacional e gerencial também. O estado tem tudo para competir de igual para igual com outros destinos já consolidados no segmento do turismo de negócios”, considera Edmundo Monteiro de Almeida, ressaltando que o estado tem atrativos históricos e culturais, infraestrutura, mas precisa investir na criação de produtos inovadores e em capacitação.

A entidade promoverá treinamentos, a partir de fevereiro, para 200 pessoas do trade de turismo, que atuam em diversas áreas, como parte do “Pernambuco bom para o seu negócio”.

Fonte: http://pedesenvolvimento.com/2011/12/15/pernambuco-como-destino-de-negocios/

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