sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PIB de Pernambuco cresce 3,9% no terceiro trimestre e acumula 5,1% no ano



Pernambuco mantém crescimento superior ao do país no terceiro trimestre de 2011. É o que apontam as estimativas do Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB-PE), realizadas pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem.

Segundo as estimativas, o comportamento do PIB – indicador que constituído pelo conjunto das riquezas geradas na economia (valor agregado por bens, serviços e impostos), a preço de mercado, cresceu 3,9% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo trimestre de 2010.

 No acumulado dos três últimos trimestres, Pernambuco alcançou 5,1%, contra 3,2% do PIB nacional. No intervalo de outubro de 2010 a setembro de 2011, a soma das riquezas do Estado chegou em 5,2% enquanto que a do Brasil, 3,7%.

Para o presidente da Agência Estadual de Planejamento de Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, Antônio Alexandre, o comportamento do PIB foi esperado, diante da atual dinâmica econômica do Estado. “Confirmamos uma trajetória observada há algum tempo, onde já apontávamos o crescimento de Pernambuco dois pontos percentuais acima do Brasil”, afirma. Para o fechamento de 2011, as projeções do PIB para Pernambuco são de 5%.

De acordo com os setores de atividade econômica, a indústria pernambucana apresentou, na comparação do terceiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, um crescimento de 5,4%, tendo como elemento impulsionador a Construção Civil, com 8,1%. Porém, a indústria de transformação registrou queda de 3,2%, influenciado pelos segmentos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-20,5%).

Os serviços prestados às empresas (3,9%), transportes (8,3%), Alojamento e Alimentação (15,0%), foram os responsáveis pelo crescimento do setor de serviços no cálculo do PIB, que apresentou no terceiro trimestre deste ano um aumento de 3,9%.

A agropecuária registrou no terceiro trimestre desempenho negativo de 5,0%, quando comparada ao mesmo trimestre de 2010. Apesar do resultado positivo na pecuária, que apresentou crescimento de 9,6%, com destaque para a produção de leite, ovos, a queda no setor agropecuário foi influenciada pelo resultado negativo das lavouras temporárias (-9,9%), em especial na cultura da cana-de-açúcar, e das lavouras permanentes (-11,6%), com destaque para a queda na produção de banana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário