sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Porto de Suape divulga balanço de gestão 2011 com resultado positivo



O ano de 2011 foi positivo para o Complexo Industrial Portuário de Suape. Durante a inauguração de mais uma indústria, a Jaraguá Equipamentos, o secretário de desenvolvimento econômico e presidente do Complexo, Geraldo Julio, apresentou um balanço das principais ações e os resultados alcançados por Suape em 2011. O evento, que aconteceu última quarta-feira (07), contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Campos.

A avaliação do ano mostrou um crescimento na movimentação de cargas e de contêineres no comparativo com 2010. A projeção para o fim de dezembro é de movimentar até 11.395.058 toneladas de cargas e 440.348 TEUs, o que representa, respectivamente, um aumento de 26,6% e 35%. “2011 foi um ano premiado para Suape. Batemos recordes de movimentação de cargas e investimentos. Certamente, para 2012, projetamos algo ainda maior”, comemorou Geraldo Julio.

Também foi destaque no balanço, os novos empreendimentos e as obras realizadas no Complexo. O presidente de Suape fez um resumo do andamento das obras de infraestrutura, que somam o aporte de 1,2 bilhões de reais. No quesito mobilidade, obras viárias estão sendo realizadas para melhorar o deslocamento diário dos 60 mil trabalhadores do Complexo.

Esse ano foram iniciadas as obras da Express Way, no trecho entre o Hospital Dom Helder e a PE-28, e a execução do projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT – Ramal Suape). A PE-60, sobrecarregada com o intenso fluxo de transporte de cargas, está na etapa final das obras de requalificação para melhorar o trânsito no entorno de Suape, e em fase acelerada no trecho de duplicação do contorno da Refinaria Abreu e Lima.

Entre os novos empreendimentos anunciados este ano, os estaleiros Navalmare, CMO e Promar vão consolidar o cluster naval, gerando mais de 6.000 empregos diretos . Outras grandes empresas, como o Grande Moinho Cearense, Rapidão Cometa (na área do porto organizado) e a Eólice somam mais de 260 milhões de reais em investimentos.

Para o vice-presidente, Fred Amancio, 2011 foi um ano de avanço nas questões ambientais do Complexo. “Fechamos o ano com mais de 200 hectares de compensação ambiental. O crescimento nos obriga a assumir responsabilidades”, disse. O Projeto de Pedagogia Ambiental ofereceu 460 vagas nos cursos e oficinas ambientais gratuitos.

Dentro do programa de visitação, Suape recebeu 18.521 visitantes, representando um aumento de 54% em relação a 2010. Desse total, 8.744 são alunos de escolas públicas, 4.554 alunos da rede privada, 2.855 alunos do ensino superior (totalizando 16.153 estudantes) e 2.368 de grupos e instituições. Para o próximo ano, a meta é atender pelo menos 20.000 estudantes, num projeto de integração ambiental e histórico-cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário