segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Profissionais do Comércio Exterior em Foco



O aumento dos negócios internacionais entre o Brasil e outras nações tem gerado vagas em todas as áreas, especialmente naquelas ligadas a importação e exportação.
Escolher uma profissão não é nada fácil. E como profissional da área (sou despachante aduaneiro e professor), garanto que o mercado de comércio exterior é ideal para aqueles que buscam inovação, desafios e experiência internacional.

Empresas dos mais diferentes ramos vêm contratando este profissional para gerir os seus negócios internacionais, seja na parte comercial, operacional, financeira ou de logística. Ele também pode ser um trabalhador autônomo e prestar consultoria e assessoria para empresas.
O profissional de comércio exterior está apto a:
  • Intermediar negociações de compra e venda com o exterior;
  • Assessorar empresas iniciantes no mercado internacional;
  • Fazer cotações de moedas e produtos;
  • Fazer análise de mercado e adaptar mercadorias para a cultura local; e
  • Escolher a melhor forma de transportar os produtos, contratando frete e seguro internacional.
Para se tornar um profissional nessa área, é preciso fazer um bom curso superior, dominar o idioma inglês e se manter atualizado com notícias sobre economia, política e gestão de negócio. A reunião dos três elementos – formação superior, conhecimento prático e teórico – coloca o profissional em evidência para o mercado e oferece boas oportunidades de emprego ou negócio.
O Brasil já não mais o país do futuro. As taxas de crescimento do comércio exterior do Brasil tem sido excepcionais.

Exportávamos algo em torno de 2,7 bilhões de dólares em 1970, US$ 20 bilhões em 1980 e US$ 30 bi em 1990. No início desta década estes valores ultrapassavam os 100 bilhões de dólares e agora estão próximos do meio trilhão de dólares. Esse futuro é agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário