quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto São Francisco vai mudar a cara do Nordeste



Brasília – O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar água para 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com cerca de 700 km de extensão. Composta por canais, barragens, estações de bombeamento, aquedutos e túneis vaibeneficiar 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Ainda em 2012, as diversas estruturas serão testadas num projeto piloto de 16 km em Floresta (PE).
Geração de emprego – O Projeto São Francisco emprega hoje em torno de 3.900 trabalhadores. Com a remobilização das obras e com o fim do período de chuvas,devem empregar 6.500 pessoas.

Remobilização das obras – Com a conclusão da renegociação dos contratos com os consórcios construtores foi iniciada uma nova etapa. Dos 16 lotes existentes, 10 estão em atividade. Os lotes 9 e 13, em Floresta (PE), devem ser remobilizados até o final de fevereiro. Outros três lotes, o 3, em Salgueiro (PE), o 4, em Verdejante (PE), e o 7, em São José de Piranhas (PB), terão os contratos rescindidos. O lote 5, em Jati (CE) está em processo de licitação e a contratação das obras está prevista para abril.

EIXOS

O Eixo Norte, com captação no rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó (PE), percorrerá 402 km, conduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba, e Rio Grande do Norte. Beneficiará7,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Eixo Leste, com captação no lago da barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrerá 220 km até o rio Paraíba (PB), após deixar parte da vazão transferida nas bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco. Beneficiará mais de 4,5 milhões de pessoas nos estados da Paraíba e Pernambuco. Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário