quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado – Obras começam hoje




As obras do Complexo Logístico e Industrial de Farol/Barra do Furado, em Quissamã (RJ), serão oficialmente iniciadas hoje, em evento que reunirá, além de autoridades locais, o Governador Sérgio Cabral e representantes das empresas que se instalarão no complexo, como a BR Offshore.

O Complexo Logístico é constituído pelos municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, para a instalação de empresas do setor de Óleo e Gás.

Durante a solenidade de lançamento será implantada a 1ª estaca do píer do Sandy By-Pass, sistema de transporte de areias projetado para evitar o assoreamento do Canal das Flechas. O sistema utiliza tecnologia australiana, que pela primeira vez é empregada na América Latina.

As obras de dragagem, bem como o aumento dos moles necessários para a proteção da entrada do Canal das Flechas, têm o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e estão sendo realizadas pelo consórcio Terra e Mar.

A BR Offshore começará a construção de seus dois empreendimentos na Barra do Furado até junho deste ano. O primeiro deles, o Terminal de Serviços e Logística da Barra do Furado (TSLBF), foi projetado para atender a demanda por serviços de logística e de apoio marítimo para as unidades de perfuração e exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos – que deverão apresentar um crescimento significativo nos próximos anos.

O TSLBF terá capacidade de atracação para até 10 embarcações, e contará com moderno sistema de docagem e transbordo, além de um armazém alfandegado, áreas de estocagem de líquidos e granéis, e ainda uma estação de passageiros e um heliporto.
O segundo empreendimento é o Estaleiro da Barra do Furado, dedicado à manutenção e reparos de barcos de apoio marítimo, que contará com o maior shiplift (elevador de embarcações) no Brasil, com a capacidade de içamento de embarcações com até 6 mil toneladas, e que em sua primeira fase poderá docar simultaneamente, em seco, até 4 embarcações.

Fonte: http://portalmaritimo.com/2012/02/15/complexo-logistico-e-industrial-farolbarra-do-furado-obras-comecam-hoje/

Nenhum comentário:

Postar um comentário