terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Expansão do Canal do Panamá preocupa Estados Unidos



Porto de Los Angeles-Long Beach pode ter volumes amenizados

Um grupo de empresários, diretores e funcionários do terminal Los Angeles-Long Beach, nos Estados Unidos, tem buscado um maneira de evitar que a expansão do Canal do Panamá reduza em um quarto suas operações de carga.

Os principais países usuários do canal no ano passado foram, além dos Estados Unidos, a China, o Peru e a Colômbia.

Maior complexo portuários dos Estados Unidos e sexto mais ativo do mundo, o terminal Los Angeles-Long Beach, junto a cidades vizinhas e empresas ferroviárias, projeta realizar melhorias para esses portos – que recebem 40% da carga asiática de importação do país – para que continuem sendo competitivos.

Entre os planos elaborados estão a colocação da carga em trens e o aumento da capacidade, embora haja resistência tanto dos habitantes da região quanto de grupos ambientais.

Segundo o jornal Los Angeles Times, o que está em jogo, neste caso, é a participação do porto americano no comércio internacional, que pode ser reduzida, já que com a ampliação do canal do Panamá – com conclusão prevista para 2014 – os grandes navios poderão evitar os portos da costa oeste, navegando diretamente para os terminais da costa leste e do Golfo do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário