Porto de Los Angeles-Long Beach pode ter volumes
amenizados
Um grupo de
empresários, diretores e funcionários do terminal Los Angeles-Long Beach, nos
Estados Unidos, tem buscado um maneira de evitar que a expansão do Canal do
Panamá reduza em um quarto suas operações de carga.
Os principais
países usuários do canal no ano passado foram, além dos Estados Unidos, a
China, o Peru e a Colômbia.
Maior complexo
portuários dos Estados Unidos e sexto mais ativo do mundo, o terminal Los
Angeles-Long Beach, junto a cidades vizinhas e empresas ferroviárias, projeta
realizar melhorias para esses portos – que recebem 40% da carga asiática de
importação do país – para que continuem sendo competitivos.
Entre os planos
elaborados estão a colocação da carga em trens e o aumento da capacidade,
embora haja resistência tanto dos habitantes da região quanto de grupos
ambientais.
Segundo o jornal
Los Angeles Times, o que está em jogo, neste caso, é a participação do porto americano
no comércio internacional, que pode ser reduzida, já que com a ampliação do
canal do Panamá – com conclusão prevista para 2014 – os grandes navios poderão
evitar os portos da costa oeste, navegando diretamente para os terminais da
costa leste e do Golfo do México.
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