terça-feira, 27 de março de 2012

Com o projeto Porto Sem Papel, Suape ganhará agilidade



O Porto de Suape começará um processo de informatização e interligação de plataformas para integrar as atividades de vários órgãos de fiscalização que autorizam a atracação, embarque e desembarque de navios. Chamado de Porto Sem Papel (PSP), o projeto está sendo implementado pela Secretaria Especial de Portos nos principais terminais do Brasil e deve diminuir a burocracia e o tempo de espera das embarcações para atracar.

“O conceito é de janela única. No caso da importação de uma mercadoria, por exemplo, o responsável pela carga vai precisar apresentar documentação a diversos órgãos, com prazos de análises e pareceres diferentes. Com o Porto Sem Papel, a documentação dará entrada num sistema interligado, que poderá ser acessado por todos os órgãos, dando agilidade ao processo”, explica Frederico Amâncio, vice-presidente do Porto de Suape.

A nova base de dados poderá ser acessada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Marinha, pelo Ministério da Agricultura, pela Polícia Federal e pela Autoridade Portuária. Fred Amâncio explica que o processo é semelhante ao já existente em alguns poucos portos dos mais avançado do mundo, como Valência (Espanha) e Roterdã (Holanda).

“Não são muitos portos que usam um sistema integrado. A maioria dos países tem o sistema hoje utilizado no Brasil, de vários órgãos responsáveis pela fiscalização e liberação das embarcações. O que está sendo implementado pela Secretaria Especial de Portos é algo inovador, que vai colocar os portos brasileiros num nível de agilidade maior, diminuindo a burocracia”, considera Amâncio.

Os treinamentos para iniciar a implementação do Porto Sem Papel começam nesta segunda-feira (26/03) e seguirão por vários meses. Além de Suape, outros grandes portos do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro, também passarão pela integração de sistemas. O primeiro porto a implementar o Porto Sem Papel é o Porto de Santos, onde foi desenvolvido um projeto-piloto. Após Suape, o Porto do Recife também deve passar pelo mesmo procedimento.

Por Juliana Cavalcanti, da equipe do Diario

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120326090417

Nenhum comentário:

Postar um comentário