segunda-feira, 12 de março de 2012

Investimentos nos portos brasileiros é destaque do PACII



Portos – Foram concluídas obras como a dragagem do porto de Itajaí, a dragagem e a recuperação do berço 101 de São Francisco do Sul (SC), a dragagem e o aprofundamento dos portos de Suape (PE) e Rio de Janeiro e, ainda, a ampliação dos molhes do porto de Rio Grande (RS). Projetos de aprofundamento e de terminal de passageiros estão em andamento em Vitória (ES), Suape (PE) e Recife (PE).

Uma das obras monitoradas pelo (PAC2), o Porto sem Papel (PSP), estabelece a modernização dos sistemas portuários. A desburocratização começou pelos maiores portos do País: Santos (SP), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Outros 10 portos estão com a implantação do sistema em andamento. Até fevereiro de 2012, a implantação do programa já informou e autorizou mais de 7.170 navios via PSP. A previsão é de que todos os 35 portos públicos marítimos tenham o PSP concluído até 2013.

O projeto integra em um único banco de dados às informações de interesse dos agentes de navegação e órgãos públicos e elimina o trâmite de 112 documentos, em diversas vias, e 935 informações em duplicidade. A expectativa é reduzir, em média, 25% tempo de estadia de navios nos portos brasileiros.

Essa otimização do fluxo de dados eliminou aproximadamente mil campos de informações redundantes do antigo sistema e possibilita maior segurança e transparência dos processos portuários.

Fonte: http://pedesenvolvimento.com/2012/03/10/investimentos-nos-portos-brasileiros-sao-destaque-do-pacii/

Nenhum comentário:

Postar um comentário