segunda-feira, 14 de maio de 2012

Município de Goiana assina em Portugal acordo com Proença-a-Nova


“O nosso enfoque é, sem rodeios, a questão empresarial”, comentou o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino.



Lisboa – Os municípios de Goiana, no Estado de Pernambuco, no Brasil, e de Proença-a-Nova, em Portugal, assinaram na passada semana um acordo de cooperação que prevê o desenvolvimento de projectos em diferentes áreas de actividade, com destaque para os sectores da construção civil, planeamento urbano e ambiente. O acordo envolveu a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul e a Prefeitura de Goiana.

“A porta está aberta, cabendo agora aos empresários mobilizar interesses e serviços que possam integrar-se no projecto de crescimento económico e social do município de Goiana, no estado brasileiro de Pernambuco”, refere uma nota da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Com três grandes projectos empresariais que têm numa fábrica da Fiat o maior motor, o território de Goiana tem a expectativa de duplicar a população no prazo de cinco anos. Já a partir de junho, está prevista a criação de 10 mil empregos directos só na área da construção civil, explicou, durante a assinatura do acordo, Rodrigo de Oliveira, presidente da Agência para o Desenvolvimento de Goiana.

João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, assumiu a diferença do acordo assinado com Goiana relativamente aos protocolos de geminação convencionais: “O nosso enfoque é, sem rodeios, a questão empresarial”. Perante uma plateia com perto de uma centena de empresários, o autarca apontou a internacionalização como caminho possível para ultrapassar as dificuldades que se vivem no país.

Os empresários interessados em conhecer as potencialidades de negócio em Goiana terão agora de preencher um formulário caracterizador da actividade, iniciando-se o processo de aproximação entre os dois parceiros. “Da parte das autarquias do Pinhal Interior Sul fica também o compromisso de facilitar o apoio técnico em áreas como o planeamento e o ambiente”, diz ainda a Câmara Municipal de Proença-a-Nova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário