segunda-feira, 28 de maio de 2012

Shacman terá 95% de isenção



Se ainda existia algum resquício de dúvida de que a montadora de caminhões chinesa Shacman viria para Caruaru, o seu edital de credenciamento no Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo (Prodeauto) pôs fim. Com isso, a empresa terá benefício de desoneração de 95% de crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 
Ter uma segunda grande empresa do setor no Estado, ao lado da italiana Fiat, consolida Pernambuco como um novo polo automotivo no Brasil. Além do benefício estadual, o município de Caruaru também concederá isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por um período de dez anos. O anúncio oficial deve acontecer na primeira semana de junho.
O edital de credenciamento da Shacman foi publicado junto à da Caoa Recife, que importa automóveis, com a da Shineray do Brasil e do BRIC Montadora e Veículos Especiais. A área onde a empresa asiática ficará tem 220 hectares e já foi desapropriada. 
As negociações tiveram início em outubro do ano passado, tendo a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) à frente das reuniões. São Paulo e Ceará também foram consultados antes da decisão final.
A Shacman chega a Pernambuco com um investimento de R$ 1 bilhão. O acordo foi fechado durante a visita do governador Eduardo Campos à China, no início do mês. Resultado de uma parceria firmada entre a Shaanxi Automobile Group (SAG) e a MAN, do grupo Volkswagen, ela ficará localizada às margens da BR-104 e produzirá cinco modelos de caminhões. 
Juntos, eles somarão 20 configurações. Levando em consideração o aumento da demanda dos veículos Bus Rapid Transit (BRT), a planta deverá construir chassis e carrocerias para ônibus.
FOLHA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário