quinta-feira, 14 de junho de 2012

Custo logístico brasileiro é um dos maiores do mundo




“A economia brasileira crescerá em torno de 3,5% em 2012”. A projeção, feita por Luiz Lemos Leite, da Anfac (Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil) inclui que, nos próximos anos, existe a possibilidade do início de um longo ciclo de crescimento em patamares de 4% ao ano. 

As projeções se justificam por alguns elementos, como o aumento do número de empresas que anunciaram investimentos no País, o aumento da produção interna de petróleo nos próximos anos, a elevação do valor real do salário mínimo e o aumento da participação das classes C,D e E no consumo.

No que se refere ao custo Brasil, o especialista afirma que a falta investimento em infraestrutura afeta a competitividade do País. “O custo logístico brasileiro é um dos maiores do mundo. 

Os produtos nacionais carregam em sua composição de preços o peso da ineficiência logística. A matriz rodoviária, principal eixo de movimentação de cargas dentro do País, conta com estradas, na sua maioria, em condições ruins. 

Já o escoamento para o exterior, seja através dos portos ou dos aeroportos, ainda não chegou nem perto da eficiência necessária para que os produtos nacionais consigam ter condições de competir com produtos concorrentes em mercados externos”, avalia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário