sexta-feira, 15 de junho de 2012

Embarque de açúcar nos portos segue lento



O volume de açúcar programado para embarcar a partir dos portos brasileiros está 20,6% menor do que há um ano, segundo levantamento feito pela SACommodities/Unimar Agenciamentos Marítimos. Ontem, a programação (line up) indicava que nas próximas semanas devem ser embarcadas 1,597 milhão de toneladas de açúcar a partir dos portos de Santos-SP (1,282 milhão de toneladas) e de Paranaguá-PR (315,4 mil toneladas). Em 13 de junho do ano passado, estava na programação a exportação de 2,013 milhões de toneladas a partir de Santos (1,630 milhão de toneladas) e de Paranaguá (382,5 mil toneladas).

O menor volume na comparação com o ano passado se deve ao atraso na produção de açúcar no Centro-Sul, região que representa 90% da moagem de cana-de-açúcar do país. Além do atraso para começar a moagem, as usinas tiveram que paralisar a operação em alguns dias por causa do excesso de chuvas nas últimas semanas. Por conta disso, de acordo com traders, alguns terminais de açúcar em Santos já estão apresentando atrasos de embarques, que chegam a 15 dias. Segundo a Secex, as exportações de açúcar de janeiro a maio deste ano atingiram 5,844 milhões de toneladas, 15% abaixo das registradas em igual intervalo do ano passado.

Até a primeira quinzena de maio, a produção de açúcar no Centro-Sul tinha alcançado 1,569 milhão de toneladas, 33,9% abaixo dos 2,374 milhões de toneladas produzidas no mesmo intervalo do ano passado, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Apesar de a programação de embarques de menores volumes em relação à mesma época do ano passado, a previsão avançou em relação à posição de duas semanas atrás. No dia 25 de maio, os terminais de Santos, Paranaguá e Vitória tinham programados embarques de 1,036 milhão de toneladas do produto, segundo informações da SA Commodities/Unimar Agenciamento Marítimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário