quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estaleiro Atlântico Sul negocia com grupo japonês




O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que recebeu um ultimato da Petrobras para fechar parceria com um sócio tecnológico sob o risco de ter contratos cancelados, está conversando com o grupo japonês Ishikawajima.

Segundo o presidente do Fórum dos Trabalhadores da Indústria Naval e Petróleo, Joacir Pedro, que tem acompanhado as negociações, a tendência é que o acordo seja fechado ainda este mês.

"As conversas agora são sobre o valor que será acertado, eles querem ter no mínimo 10%, mas podem ir para 15%, 20%", disse o sindicalista. O Estaleiro Atlântico Sul não comentou o assunto.

O Ishikawajima já foi dono do estaleiro Inhaúma, atualmente arrendado pela Petrobras. O fechamento do acordo representaria a volta do grupo ao Brasil.

O EAS, controlado igualmente pela Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, tinha como parceiro tecnológico a Samsung, que começou a sociedade com 10% de participação, mas não acompanhou um aumento de capital e foi reduzida para 7,9%. Após desentendimentos com os outros donos do EAS, a Samsung decidiu abandonar a parceira.

O estaleiro EAS tem 21 navios sendo construídos para a Transpetro, sendo que apenas seis tem a garantia da tecnologia Samsung. Para manter o contrato com a estatal, o novo parceiro tecnológico tem que ser anunciado até agosto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário