sexta-feira, 8 de junho de 2012

Governo investe em rede totalmente conectada




Pernambuco está entrando 100% na era da convergência. Já no segundo semestre, toda a rede do Governo do Estado deverá começar a migrar para um novo projeto que engloba os serviços de telefonia fixa e internet, celular e vídeo, batizado de PE-Conectado. A empresa responsável pela integração deverá ser conhecida no próximo dia 19 de junho, através de um pregão presencial com valor mínimo de R$ 1,2 bilhão.


om o novo modelo de rede, todos os órgãos do estado que utilizam a internet como hospitais, escolas, laboratórios e delegacias terão acesso a banda larga com velocidade de 10 gigabytes, o que representa um aumento de 200% da velocidade atual. Isso representa serviços mais ágeis e práticos para os pernambucanos.

Outra vantagem da convergência na rede estadual será a mobilidade das câmeras de monitoramento da segurança, que atualmente ficam em pontos fixos. A instalação do PE-Conectado também permitirá aos organizadores da Copa de 2014 maior facilidade de comunicação e a possibilidade de videoconferências com equipes do exterior.

“Ter tudo em única plataforma maximiza a utilização da infraestrutura, gerando economia de escala e maior eficiência. Esta iniciativa no setor público é pioneira no mundo e coloca Pernambuco na vanguarda dos serviços integrados que conferem agilidade, modernidade e em especial economicidade”, destacou o secretário de Administração Ricardo Dantas, frisando a economia da ação que será, no mínimo da ordem de R$ 55 milhões por ano.

Ainda segundo Dantas, esse projeto de convergência também ajudará na inclusão digital dos pernambucanos, pois os moradores de comunidades carentes próximas a órgãos estaduais terão acesso a rede. “Vamos fazer um cadastro destas famílias e permitir que eles usem o PE-Conectado, que terá velocidade de 10 Gbps”, completou Dantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário