sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pernambuco lidera investimentos em TI



A região Nordeste, definitivamente, desponta como uma grande oportunidade de negócios para o mercado de TIC brasileiro. Dados da IDC Brasil mostram que Pernambuco, Ceará e Bahia alcançaram um crescimento de 15% nos investimentos de hardware, software e serviços em 2012, ocupando assim, as três primeiras posições no ranking nacional.
Santa Catarina e Rio de Janeiro despontam,respectivamente, na quarta e quinta posição, com crescimento de 14,7%, revela o estudo Brazil IT Opportunity Map, publicado em setembro de 2012. De acordo com Anderson Figueiredo, analista da IDC, o ‘boom’ na região Nordeste está muito ligado aos grandes investimentos de infraestrutura, especialmente, os realizados pelo Governo Federal.
“Pernambuco foi o primeiro colocado e há projetos importantes, como o porto do Suape, em andamento. Isso exige informatização. Compra de equipamentos e serviços de TI. Quem também aparece com essa questão de novos modelos é o Rio de Janeiro, que atrai uma série de novos investimentos na área de turismo, petróleo e serviços”, explica Figueiredo.
Pesquisa da IDC, divulgada em agosto de 2012, em parceria com a ABES, revela que, em 2011, o mercado brasileiro de software e serviços movimentou 21,4 bilhões de dólares em 2011, somando as exportações, que chegaram a 1,9 bilhão de dólares. Já os negócios com hardware alcançaram 23 bilhões de dólares. A receita total do faturamento de TI no Brasil, em 2011, incluindo a comercialização de computadores chegou a 42,5 bilhões de dólares.
:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital
Fonte: PEDESENVOLVIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário