sábado, 23 de março de 2013

Pernambuco: Segundo navio do estaleiro Atlântico Sul segue para prova de mar


Petroleiro Zumbi dos Palmares será entregue à Transpetro até maio



O Zumbi dos Palmares, segundo navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) no Complexo de Suape, seguirá para prova de mar na próxima sexta-feira. Os testes marcam a última etapa da construção do petroleiro antes de ser entregue à Transpetro, entre o final de abril e o início de maio. 

A partida da embarcação deveria ter acontecido ontem, mas uma falha no sistema de pressão da bomba do motor adiou a partida. A previsão é reparar o problema entre hoje e amanhã. Em março do ano passado, o petroleiro João Cândido realizava sua prova de mar e foi entregue à Transpetro no dia 24 de maio de 2012.

A prova de mar é uma espécie de test drive do navio. A embarcação passa cerca de duas semanas no mar, a uma distância de quatro a cinco milhas náuticas (entre sete e nove quilômetros), fazendo testes de velocidade, potência de motor, consumo de combustível, raio de manobra, tanques de carga e as condições operacionais dos sistemas do petroleiro. 

Participam da prova técnicos, funcionários do EAS, tripulantes, representantes do dono do navio (a Transpetro), fabricantes dos equipamentos e fiscais da sociedade classificadora American Bureau Of Shipping (ABS).

A prova de mar do João Cândido, realizada entre Natal e Maceió, durou apenas uma semana, numa indicação de que os testes foram positivos. A expectativa é que aconteça o mesmo com o Zumbi, que teve uma história de construção menos conturbada que a do navio número 1 do EAS. 

O João Cândido passou três anos e oito meses em construção, precisou passar por reparos e entrou para a história da retomada da indústria naval como um azarão.

O Zumbi dos Palmares também está atrasado. A previsão inicial era que a entrega acontecesse em 2011, mas os problemas com o João Cândido provocaram um efeito dominó no atraso do cronograma geral das embarcações. 

A demora fez com que, no ano passado, a Transpetro suspendesse os contratos de 16 dos 22 navios encomendados ao Atlântico Sul. Depois de cumprir parte das exigências da estatal, o EAS conseguir reaver os contratos de dez navios e continua negociando os pendentes.

Uma das exigências da Transpetro foi que o estaleiro apresentasse um cronograma confiável de entrega das encomendas. O Zumbi já está seguindo essa nova lógica. 

Quando lançou a embarcação ao mar (fase em que o navio sai do dique seco para o cais de acabamento) em novembro do ano passado, o EAS disse que entregaria o petroleiro até o final do primeiro semestre. 

Com a conclusão da prova de mar, o navio passará por ajustes finais e passará a integrar a frota da Transpetro no prazo acordado.

O segundo navio do EAS ainda vai entrar para a lista dos que tiveram elevação de preço acima da média de 15% prevista pelo mercado nessa fase da curva de aprendizagem. 

No contrato inicial o petroleiro estava orçado em R$ 317 milhões, mas no balanço publicado pelo estaleiro em 2012 aparecia com um ágio de 24% (R$ 424,6 mi).

JC Economia

Fonte: http://www.blogdasppps.com

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