quinta-feira, 21 de março de 2013

Setor portuário quer se preparar para novos investimentos

Gestores de 69 portos se reunirão para tratar de alternativas e inovações aos embarcadores de carga.




Na 19ª edição da Intermodal South America, segunda maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo, a presença de portos, terminais portuários e operadores será maciça já que, no total, 69 empresas, brasileiras e internacionais, diretamente relacionadas à atividade portuária estarão reunidas, entre os dias 2 a 4 e abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Além dos 10 maiores portos nacionais, há presença confirmada de gestores de portos da Alemanha, Bahamas, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal. A feira serve de cenário para que essas empresas apresentem melhorias e expertises, além de debater o atual cenário portuário, marcado pelo novo marco regulatório do setor e planos de investimento que preveem investimentos de R$ 54,2 bilhões até 2017 voltados à eliminação de barreiras e ganho competitivo. Um exemplo é o Porto de Santos, tradicional expositor da Intermodal South America.

“A presença de portos de outros países na Intermodal South America já é uma tradição porque o evento conta com a presença ativa das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, bem como embarcadores de carga que procuram na feira opções logísticas para suas exportações ou importações”, explica Michael Fine, gerente do evento. Na última edição do evento, 65% dos mais de 45 mil visitantes eram embarcadores de carga em busca de soluções de transporte para seus negócios no mercado brasileiro e no exterior.

Ainda segundo Fine, a globalização e a internacionalização das cadeias produtivas são fatos já incorporados pelo mercado internacional. “Quanto mais integrados estiverem os elos cadeias de produção e de distribuição, mais eficazes serão as soluções logísticas e os portos, que funcionam como portas de entrada e saída de todo tipo de carga, peças essenciais dessa equação. Reunidos na Intermodal South America, portos, terminais e embarcadores, além de toda a cadeia logística, irão encontrar alternativas para otimizar seus negócios”, conclui Fine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário