Petroleiro Zumbi dos Palmares será
entregue à Transpetro até maio
Zumbi dos Palmares, segundo navio construído pelo
Estaleiro Atlântico Sul (EAS) no Complexo de Suape, seguirá para prova de mar
na próxima sexta-feira. Os testes marcam a última etapa da construção do
petroleiro antes de ser entregue à Transpetro, entre o final de abril e o
início de maio. A partida da embarcação deveria ter acontecido ontem, mas uma
falha no sistema de pressão da bomba do motor adiou a partida. A previsão é
reparar o problema entre hoje e amanhã. Em março do ano passado, o petroleiro
João Cândido realizava sua prova de mar e foi entregue à Transpetro no dia 24
de maio de 2012.
A
prova de mar é uma espécie de “test drive” do navio. A embarcação passa cerca
de duas semanas no mar, a uma distância de quatro a cinco milhas náuticas
(entre sete e nove quilômetros), fazendo testes de velocidade, potência de
motor, consumo de combustível, raio de manobra, tanques de carga e as condições
operacionais dos sistemas do petroleiro. Participam da prova técnicos,
funcionários do EAS, tripulantes, representantes do dono do navio (a
Transpetro), fabricantes dos equipamentos e fiscais da sociedade classificadora
American Bureau Of Shipping (ABS).
A
prova de mar do João Cândido, realizada entre Natal e Maceió, durou apenas uma
semana, numa indicação de que os testes foram positivos. A expectativa é que
aconteça o mesmo com o Zumbi, que teve uma história de construção menos
conturbada que a do navio número 1 do EAS. O João Cândido passou três anos e
oito meses em construção, precisou passar por reparos e entrou para a história
da retomada da indústria naval como um azarão.
O
Zumbi dos Palmares também está atrasado. A previsão inicial era que a entrega
acontecesse em 2011, mas os problemas com o João Cândido provocaram um efeito
dominó no atraso do cronograma geral das embarcações. A demora fez com que, no
ano passado, a Transpetro suspendesse os contratos de 16 dos 22 navios
encomendados ao Atlântico Sul. Depois de cumprir parte das exigências da
estatal, o EAS conseguir reaver os contratos de dez navios e continua negociando
os pendentes.
Uma
das exigências da Transpetro foi que o estaleiro apresentasse um cronograma
confiável de entrega das encomendas. O Zumbi já está seguindo essa nova lógica.
Quando lançou a embarcação ao mar (fase em que o navio sai do dique seco para o
cais de acabamento) em novembro do ano passado, o EAS disse que entregaria o
petroleiro até o final do primeiro semestre. Com a conclusão da prova de mar, o
navio passará por ajustes finais e passará a integrar a frota da Transpetro no
prazo acordado.
O
segundo navio do EAS ainda vai entrar para a lista dos que tiveram elevação de
preço acima da média de 15% prevista pelo mercado nessa fase da curva de
aprendizagem. No contrato inicial o petroleiro estava orçado em R$ 317 milhões,
mas no balanço publicado pelo estaleiro em 2012 aparecia com um ágio de 24% (R$
424,6 mi).
Fonte: Jornal
do Comercio
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