segunda-feira, 20 de maio de 2013

Porto Seco se muda e amplia operação



A Porto Seco Pernambuco – cuja licença é concedida à JSL – sairá do Recife para se instalar no Cabo de Santo Agostinho, hoje, dia 20. A mudança amplia a oferta de serviços para o setor de logística do Estado. O espaço de armazenagem geral será ampliado de 52 mil m² para 140 mil m². Também será implantada uma câmara fria de 16 mil m²,ao lado do centro de distribuição da Schio. 

“Desde 2000 operamos no Recife e, com o desenvolvimento do Porto de Suape, sentimos uma necessidade real de realocação, próximo ao complexo portuário, que tem uma grande demanda de importações. Como terminal secundário, nosso maior gargalo era não ter tantas áreas para suprir as demandas que temos. Em termos de receita, temos crescido cerca de 60% ao ano”, justifica o gerente geral do Porto Seco Pernambuco, Vinicius Constantino. 

Segundo o executivo, o projeto, que vem sendo trabalhado há três anos, foi o primeiro a receber autorização da Receita Federal para mudar de endereço. 

Além das ampliações, a nova área de armazém alfandegado aumenta de 12 mil m² para 30 mil m², enquanto o pátio de contêineres cresce de 23 mil m² para 40 mil m². Na zona primária (o porto), é possível deixar a carga por 120 dias, enquanto no Porto Seco esse tempo pode se estender em até dois anos. 

“A nova estrutura, voltada tanto para empresas públicas quanto privadas, foi pensada para desburocratizar. Se um cliente tem alguma pendência na Receita Federal, a carga pode ficar lá com um custo mais barato”, explica. Segundo Constantino, o Porto Seco opera nos setores alimentício, de bebidas, óleo e gás, equipamentos médicos e correlatos, máquinas e equipamentos, materiais para a construção civil, têxtil e eletroeletrônicos, além de bens de consumo, carros e motos. “São cerca de 420 clientes. Os ramos de indústria e comércio são os que mais fazem importação, sobretudo de matéria-prima”, detalha o gerente. 

Com a mudança, a distância do Porto Seco Pernambuco até o Porto de Suape cai de 50 km para 25 km, seguindo pela BR-101 Sul. Depois da inauguração da Express Way (obra a cargo da Odebrecht), essa distância ficará em 15 km. O Porto Seco Pernambuco oferece os serviços de armazenamento alfandegário, entreposto aduaneiro, movimentação de contêineres, embalagem, etiquetagem, selagem, paletização de mercadorias, além de estrutura interna para fiscais da Receita Federal, da Anvisa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a checagem e o despacho dos produtos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário