Dois
mil e dezesseis pode ser marcado por boas notícias no Porto do Recife. A
diretoria do ancoradouro conseguiu a inclusão de R$ 80 milhões no Projeto da
Lei Orçamentária Anual do governo federal para realização da obra de dragagem,
o que permitirá a atracação de navios maiores próximo ao Terminal Marítimo de
Passageiros. A expectativa era de que os recursos fossem liberados
em 2015,
porém, a crise econômica atrapalhou os planos e os recursos entraram em
contingenciamento, sem previsão de liberação.
“Conseguimos a inclusão deste valor, que é maior do que era
previsto em 2015. O projeto da LOA está em análise no Congresso e deve ser
votado após o recesso parlamentar. Após a aprovação aguardaremos a liberação do
recurso para iniciarmos as licitações das obras”, afirmou o presidente do Porto
do Recife, Olavo de Andrade Lima. A LOA do ano passado previa o investimento de
R$ 48 milhões no projeto.
A obra como um todo está orçada em R$ 170 milhões e prevê a
realização de uma nova dragagem, implantação de novas defensas (material que
protege o atrito do cais com o casco dos navios) e expansão da área de
atracação, entre outras melhorias. “O valor complementar para conclusão da obra
deve ser incluído no orçamento de 2017”, previu Andrade Lima. o início da
construção vem sendo muito aguardado pela diretoria do porto. Isso porque só
com a dragagem concluída, os cruzeiros poderão atracar no Terminal de
Passageiros. Hoje, o desembarque acontece na área portuária e os turistas
seguem de ônibus até o terminal.
Em 2010, foi concluída a obra de dragagem de aprofundamento
quando a profundidade atingiu a marca de 11,5 metros, o que possibilitou a
operação de navios com comprimento total de 240 metros. A obra agora é de
adequação de instalações de acostagem e movimentação e armazenagem de cargas.
O ancoradouro pernambucano também aguarda o processo de
licitação do arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros, ou seja, da
empresa que irá realizar a administração do equipamento. Acontece que o
processo também está sem previsão de data para sair. “Esse processo deve
avançar este ano mas não adianta que a licitação do arrendamento saia sem que
tenhamos iniciado as obras.
O investidor não vai ter interesse ou fará uma menor oferta
para operar o terminal sabendo que o turista não consegue desembarcar no
local”, analisou Andrade Lima. Hoje, o Porto do Recife é o operador responsável
pela administração do terminal. O receptivo dos turistas e o transporte da área
portuária ao terminal é realizada em parceria com a Empetur e a Secretaria de
Turismo do Recife.
Fonte:
Portos
e Navios
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